quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

COMO CRESCER NA CRISE



Crise, é um termo utilizado para referir-se a problemas em diversas áreas.
Fala-se hoje, sobre: crise existencial, crise financeira, crise profissional, crise conjugal, crise familiar, crise espiritual, crise política, crise educacional, crise moral, crise ética, crise religiosa e outras mais.

Mas, o que é crise?

Crise ( do grego κρίσις,-εως,ἡ translit. krisis; em português, distinção, decisão, sentença, juízo, separação)Crise significa "decisão" ou "separação", entre uma situação e outra...

No campo da Psicologia, em particular da Psicologia do Desenvolvimento, o conceito de crise é explicado como toda a situação demudança a nível biológico, psicológico ou social, que exige da pessoa ou do grupo, um esforço suplementar para manter o equilíbrio ou estabilidade emocional. Corresponde a momentos da vida de uma pessoa ou de um grupo em que há ruptura na sua homeostase psíquica e perda ou mudança dos elementos estabilizadores habituais.

A crise pode ser definida como uma fase de perda, ou uma fase de substituições rápidas, em que se pode colocar em questão o equilíbrio da pessoa. Torna-se, então, muito importante a atitude e comportamento da pessoa face a momentos como este. É fundamental a forma como os componentes da crise são vividos, elaborados e utilizados subjectivamente.

A evolução da crise pode ser benéfica ou maléfica, dependendo de fatores que podem ser tanto externos, como internos. Toda crise conduz necessariamente a um aumento da vulnerabilidade, mas nem toda crise é necessariamente um momento de risco. Pode, eventualmente, evoluir negativamente quando os recursos pessoais estão diminuídos e a intensidade do stress vivenciado pela pessoa ultrapassa a sua capacidade de adaptação e de reação.

Mas a crise é vista, de igual modo, como uma ocasião de crescimento. A evolução favorável de uma crise, conduz a um crescimento, à criação de novos equilíbrios, ao reforço da pessoa e da sua capacidade de reação a situações menos agradáveis.

Mas, como podemos crescer na crise?
Apresento aqui, três atitudes que precisamos ter para vencer a crise, crescer nela:

01. Tenha domínio próprio:
Há problemas que nos deixam com uma profunda sensação de impotência de impotência... É por isso, que perdemos o controle. portanto, o primeiro conselho nesse sentido, é que precisamos manter sempre o controle em meio a crise.

02. Descubra os pontos positivos na adversidade:
Toda crise tráz consigo algo de positivo para nós. Richard Bach, afirmou certa vêz, que: "não há problemas que não lhe tragam nas mãos um presente." Por isso é importante ter uma atitude positiva, para que possamos identificar pontos positivos em meio as crises.

03. Acredite em seu potencial:
Algumas pessoas não conseguem superar as dificuldades, porque param de acreditar que é possível dar a volta por cima. Como bem afirmou o professor João José Forne em seu site, Comunicação & crise, Crises acontecem por falta de ações preventivas. Portanto, acredite em seu potencial, e não desista de lutar, diante dos problemas.