terça-feira, 18 de outubro de 2011

As idéias centrais do Behaviorismo, Psicanálise e Gestalt?

A Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psiquê humana independente da psicologia, embora também inserido nesta, que se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente e abrange três áreas:
1. um método de investigação da mente e seu funcionamento;
2. um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
3. um método de tratamento psicoterapêutico.
Segundo Freud, o pai da psicanálise, nossa mente teria algumas “regiões” chamadas Inconsciente, Pré-Consciente e Consciente, onde estados de nossa personalidade (Id, Ego e Superego)

O Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), também chamado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismo, é o conjunto das teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento, a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia.

A Gestalt, também conhecida como Terapia Gestalt, é uma abordagem psicológica, que possui uma visão de homem e de mundo pautadas na doutrina holística, na fenomenologia e no existencialismo. A Gestalt-Terapia tem como foco levar as pessoas a restaurar o contato consigo, com os outros e com o mundo. Por ser considerada uma abordagem Humanista, acredita na capacidade do ser humano em se auto-realizar e de desenvolver seu potencial.

As três teorias são de grande importância na educação, uma vez que o professor, está lidando com pessoas, e principalmente, aquele que lida com crianças, adolescentes e até juniores, precisa estar atento ao comportamento do aluno, tanto no aspecto individual, como coletivo, afim de poder ajudar a superar os seus eventuais problemas. O professor que tem conhecimento dessas teorias, está melhor preparado para identificar e lidar com situações conflitantes na vida de seus alunos, que muitas das vezes interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

sábado, 15 de outubro de 2011

UMA HOMENAGEM AOS PROFESSORES


O Salmo do Professor
"O Senhor é o meu ajudador; guiarei estes meus alunos sem receio.
Ele me conduz ao Santo dos Santos antes de eu preparar esta lição.
Ele me conduz ao âmago da verdade e prepara a mente dos alunos para a verdade.
Ele me dá a visão da imortalidade destas vidas.
Ainda que eu me desanime e desespere, às vezes, contudo erguerei meu semblante, porque suas promessas nunca falharam em minha vida.
Sua Palavra não voltará vazia, a minha fé fortalecida brilhará pelos anos a fora.
Tu vais adiante de mim, a fim de que a semente plantada cresça.
Estarás ao meu lado no domingo *(ou qualquer outro dia da semana) e falarás através dos meus lábios, de modo que estes meus alunos sintam a proximidade de Deus.
Farás com que cada esforço humilde redunde em frutos por longos anos. Minha alegria é profunda por saber que os meus esforços em Teu nome, permanecerão para sempre.
Certamente que o teu amor e cuidado estarão comigo cada dia da minha vida e um dia viverei com aqueles que conduziram muitos à justiça, para sempre e eternamente.”




Autoria: Rosalee Mills Appleby