domingo, 19 de junho de 2011

DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS


Nesse artigo, vamos compartilhar sobre as doenças psicossomáticas que sido uma realidade. A sociedade em geral, constantemente passa por desajustes sociais em vários aspectos da vida humana. Criança, adolescentes, adultos e idosos, são vítimas de problemas psicossomáticos.

A expressão “psicossomático” significa uma relação de mente e corpo: Psiquê (Mente) e Soma (Corpo). A doença psicossomática é definida como complicações na saúde do corpo geradas por problemas de origem psíquica. Os fatores psicológicos passam a influir no metabolismo do corpo e as conseqüências são reais.

Nunca foi tão utilizado o termo “stress” como nos dias atuais. A humanidade parece ter perdido o controle daquilo que gerou e conquistou através dos tempos, mas mesmo assim, continua correndo atrás de uma existência melhor e mais prática e mais sadia, no entanto, o quadro das doenças mentais no mundo inteiro faz soar um aviso que esta corrida esta indo em direção a um caos iminente.

Metade dos leitos dos hospitais nos E.U.A. é ocupado por pessoas com doenças mentais, em muitos casos, enfrentando todos os tipos de fobias. O Brasil também não apresenta um quadro diferente dos E.U.A. Enquanto o tratamento for apenas com relação aos medicamentos que combatem os efeitos no corpo, deixando de lado a origem real no estado emotivo da pessoa, os resultados serão sempre ineficientes.

As Fobias Mais Comuns São:

Acrofobia – Medo de altura

Aerofobia – medo de avião (medo de voar)

Aracnofobia – Medo de aranhas

Astrofobia – Medo de raios

Agorafobia – Medo de estar em público (medo de ir ao supermercado, restaurante, etc)

Belonofobia – Medo de agulhas

Claustrofobia – Medo de espaços fechados

Hematofobia – Medo de sangue

Hipofobia – Medo de cavalos

Literofobia – Medo da escola, leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário