terça-feira, 18 de outubro de 2011

As idéias centrais do Behaviorismo, Psicanálise e Gestalt?

A Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psiquê humana independente da psicologia, embora também inserido nesta, que se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente e abrange três áreas:
1. um método de investigação da mente e seu funcionamento;
2. um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
3. um método de tratamento psicoterapêutico.
Segundo Freud, o pai da psicanálise, nossa mente teria algumas “regiões” chamadas Inconsciente, Pré-Consciente e Consciente, onde estados de nossa personalidade (Id, Ego e Superego)

O Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), também chamado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismo, é o conjunto das teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento, a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia.

A Gestalt, também conhecida como Terapia Gestalt, é uma abordagem psicológica, que possui uma visão de homem e de mundo pautadas na doutrina holística, na fenomenologia e no existencialismo. A Gestalt-Terapia tem como foco levar as pessoas a restaurar o contato consigo, com os outros e com o mundo. Por ser considerada uma abordagem Humanista, acredita na capacidade do ser humano em se auto-realizar e de desenvolver seu potencial.

As três teorias são de grande importância na educação, uma vez que o professor, está lidando com pessoas, e principalmente, aquele que lida com crianças, adolescentes e até juniores, precisa estar atento ao comportamento do aluno, tanto no aspecto individual, como coletivo, afim de poder ajudar a superar os seus eventuais problemas. O professor que tem conhecimento dessas teorias, está melhor preparado para identificar e lidar com situações conflitantes na vida de seus alunos, que muitas das vezes interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

4 comentários:

  1. muito obrigada!!! vc esclareceu varias duvidas, não tenho palavras para agradecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia. Boa noite!
      É bom saber que podemos ajudar a exclarecer algo. Obrigadopor seu comentário.

      Excluir
  2. boa noite José Nilton!
    por favor você pode me falar quais são as diferenças entre: psicanálize, behaviorismo e gestalt?

    ResponderExcluir
  3. boa noite José Nilton!
    por favor você pode me falar quais são as diferenças entre: psicanálize, behaviorismo e gestalt?

    ResponderExcluir