quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Psicanálise e sua importância na escola



Falar de psicanálise hoje, é contar com um recurso fundamental descoberto e inventado por um psicanalista que tinha como formação primeira, a de ser um homem da ciência, médico neurologista, que percebeu que os sintomas e as doenças que seus pacientes tinham, não pertenciam ao âmbito do corporal, portanto, do biológico. Dr. Sigmund Freud, médico austríaco nos idos de 1899 escutou através dos relatos de seus pacientes que o sofrimento que eles sentiam, transcendiam ao biológico, estavam ligados ao psíquico, ao discurso que eles apresentavam, sem saber o que diziam.
Freud inaugurou assim uma nova área do conhecimento, uma nova forma de ver e pensar o mundo: as neuroses, a infância, a sexualidade, os relacionamento humanos, o comportamento, a subjetividade, a sociedade, etc.

Como é desenvolvido o tratamento psicanalítico.

Através da Associação Livre. Este é o método terapêutico por excelência da psicanálise. Ele não é à base de medicamentos, relaxamentos ou sugestões, é um tratamento feito com palavras. E assim como os pacientes de Freud, os nossos pacientes, através do que relatam sobre seu sofrimento encontram o sentido que existe por trás do que lhes acontece. Pois através da fala o discurso inconsciente vai se revelando.

Qual o nosso propósito:

1. Poder ajudar a escola.

Se um aluno está com problemas, seja dificuldade na aprendizagem, ou de comportamento, ou no relacionamento com os colegas, por exemplo.
Fazendo o acompanhamento do aluno individualizado, vamos procurar ajudar o professor a levantar hipóteses, identificando as possíveis causas do problema, e as intervenções necessárias, para melhorar. Nesse sentido, oferece-se ao professor um lugar de escuta onde há possibilidade de pensar sobre os aspectos relevantes ao caso, sendo eles: a dinâmica utilizada em sala; o relacionamento dos alunos no grupo e do aluno específico com o professor, seus colegas e escola; a abordagem metodológica, o histórico de situações prévias, dentre outros.
Todas informações serão registradas e arquivadas em uma ficha de acompanhamento, e, sempre que necessário, poderá ser atualizada com novas informações sobre "a situação, as intervenções e os resultados".

2. Ajudar os alunos e conseqüentemente aos pais. Ou seja; a toda família.

Através desse acompanhamento individualizado, vamos poder ter um olhar mais cuidadoso, para o aluno, com a possibilidade de conhecer os seus anseios, seus problemas, e ajudá-los de alguma forma. Inclusive, orientando os pais, durante esse processo.

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