terça-feira, 18 de maio de 2010

Grandes Vultos da História da Psicanálise - Freud



SIGMUND FREUD SUA VIDA E OBRA

Sigmund Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856, em Freiburg, pequena cidade da Moravia, que se tornou parte da Theco-Eslováquia. Quando tinha 3 anos de idade, mudou-se para Viena, onde passou a maior parte de sua vida, permanecendo ali até 1938, quando as perseguições nazistas o forçaram a mudar-se para a Inglaterra. Em Viena, Freud estudou na escola de medicina, especializando-se em neurologia. De 1887 a 1897 foi o período em que Freud esteve lidando com pacientes emocionalmente perturbados, começando seriamente a se interessar pelas perturbações de pacientes com problemas de histeria. A psicanálise, começa então, nesta época, a criar suas primeiras raízes. Praticamente, a psicanálise nasce com a experiência do caso de uma paciente cognominada de Anna Ó (seu nome verdadeira era Bertha Pappenheim), que aos 21 anos apresentava em seu desajuste emocional, uma multiplicidade de sintomas histéricos associados ao fato da doença terminal de seu pai. Os sintomas eram vários, incluindo perturbações da visão e da fala, incapacidade de ingerir alimentos, tosse nervosa e contrações musculares. Em dado momento era uma pessoa normal, em outro, era uma pessoa totalmente desajustada psiquicamente. A hipnose clínica foi utilizada, e durante seus estágios em estados alterados de consciência, conseguia relatar suas experiências vividas de fantasias e emoções intensas enquanto atendia o pai. E, surpreendentemente, seus sintomas podiam desaparecer se ela recordasse, junto ao sentimento de afeto, as circunstâncias sob as quais suas emoções haviam despertado. Anna chamou a isso de “cura pela conversa”, ficando tão emocionada, que achou importante continuar a discutir sobre os seus múltiplos sintomas, um após o outro. O caso Anna Ó foi então um incentivo a ser aplicado em outros casos. Freud aprofundando os seus conhecimentos na área psicanalítica, criou a teoria do Id, Ego e Superego, além também do conceito psicológico da importância das fases Oral, anal e Fálica. A Associação Livre foi criada como técnica a ser usada durante as sessões análises. Outro grande legado de Freud foi as teorias do consciente e inconsciente, que muito ajudaram e ainda ajudam os profissionais do campo psicoterapêutico em sua compreensão dos problemas da mente humana. Sua teoria sobre análise dos sonhos até hoje ainda não foi superada em termos de compreensão científica. Hoje, é praticamente impossível alguém estudar psicologia, psiquiatria e psicanálise sem conhecer as teorias freudianas. Surgiram muitos outros novos conceitos, mas, todos tiveram como ponto de partida uma mesma base: os conceitos de Freud.

A SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE VIENA

As reuniões começaram em 1902, com Freud e quatro outras pessoas – todos eles médicos que praticavam a psicoterapia psicanalítica: Alfred Adler, Wilhelm Stekel, Max Kahane e Rudolf Reitler. Essas reuniões, onde eram discutidos os problemas das técnicas usadas na psicanálise e outros aspectos concernentes a psique humana, tinham lugar no apartamento de Freud, nas noites de quarta-feira. Os tópicos discutidos nessas reuniões variavam muito, tendo, no entanto, um traço unificador: todos eram discutidos dentro de um ponto de vista psicanalítico. Em 1910, achou-se mais viável que as reuniões tivessem lugar no Doktorian Collegiun (Colégio de médicos). Neste período os freqüentadores ou interessados na ciência psicanalítica já não eram apenas médicos, mas, ali se encontravam também críticos de música, editor, secretário, etc. Segundo Ruben Fine, autor citado anteriormente, “em certo sentido a sociedade prenunciou o crescimento da psicanálise, de uma estreita especialidade médica a uma psicologia e filosofia de amplo espectro e grande significado cultural”.
Com o decorrer do tempo e com o surgimento de novas teorias, Freud começou a enfrentar certa oposição que acabou por afastá-lo do grupo. Ele disse sobre este grupo o seguinte:
“só havia duas circunstâncias pouco auspiciosas, que finalmente me levaram a afastar-me,interiormente, do grupo. Eu não pude estabelecer entre seus membros as relações amistosas que devem prevalecer entre homens que estão empenhados no mesmo trabalho difícil; e também não pude sufocar as disputas sobre prioridades, para as quais havia tantas oportunidades de trabalho em conjunto”.

O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Ao escrever seu livro sobre a História do Movimento Psicanalítico, Freud traça um histórico que enfatiza o desenvolvimento da psicanálise fora dos limites de Viena. Freud tinha sido convidado para realizar conferências públicas internacionais sobre psicanálise em vários países. A Universidade Clark dos Estados Unidos lhe conferiu honra devida sobre a sua contribuição quanto as suas teorias psicanalíticas. Em 1910, foi fundada então a primeira Associação Psicanalítica Internacional. Daí por diante, o seu crescimento continuou por todo o mundo. Possivelmente, como afirmam muitos (inclusive Freud), o principal erro da Associação Psicanalítica Internacional foi nomear Jung como seu presidente. Essa decisão Freud chamou de: “na realidade, não muito sábia”. As divergências somente aumentaram e Freud concluiu que já não era mais tão moço, e tendo um longo caminho ainda pela frente, era melhor não estar oprimido pelo dever de ser líder numa Associação que se despontava com muitas responsabilidades.

Assim, Freud renunciou a liderança (direito que lhe pertencia), e foi continuar a desenvolver seu pensamento, escrevendo livros e participando de conferências. Com a saída de Freud, escreveu Ruben Fine, “a história primitiva da Associação Psicanalítica Internacional foi perturbada pelas renúncias de vários membros importantes. Em 1911 saiu Adler, em 1913, Jung; ambos levaram consigo vários colegas. No entanto, a maioria dos analistas da sociedade ficou com Freud. Depois da saída de Jung, Abraham o substituiu e guiou a sociedade por caminhos difíceis, até sua consolidação posterior, após a Primeira Guerra Mundial. Desde então ela tem crescido continuamente...”

CRONOLOGIA DA VIDA E OBRA DE SIGMUND FREUD

1815
- Nasce Jackob Freud, pai de Sigmund Freud.
1856
- nasce Schlomo Sigismund Freud. Aos 22 anos de idade, ele muda o pe-nome para sigmund. Segundo o costeme das famílias judaicas da época, ele recebera um segundo prenome Schlomo.
1860
- Sua familia se instala em Viena.
1865
- Freuds entra na escola secundária, com um ano de antecedencia.
1873
- Aprovado com gande exito , freud ingessa na Universidade de Viena para estudar medicina, formou-se 8 anos depois.
- Freud descobe o anti-semitismo, ao lê Goethe.
- Nasce Húngaro Sandor Ferenczi, que se torna mais tarde, o discipulo preferido de Freud, e o clinico mais talentoso da história do freudismo.
- Nasce também Juliano Moreira,baiano que se torna médico e depois de formar-se em psiquiatia dinâmica na Europa, torna-se um dos inodutores das idéias freudianas no Brasil.
1875
- Freud viaja a Mancheste, onde enmcontra o meio irmão Philip e a sobrinha Pauline.
1876
- Freud desenvolve trabalho em neurologia e fisiologia.
- Entra para o laboratório de Brucke para estudar o sisema nervoso dos peixes.
- acompanha o seu curso sobre a fisiologia da voz e da linguagem.
- assiste ambém em viena às aulas de Brenano, curso de filosofia. Obrigatório para os estudantes de medicina (teorico do conceito de consciencia).
1878
- Freud conhece Josef Breuer.
- Estuda a neuropsiquiatria infantil.
1879
- começa a fequentar os cursos de psiquiatria de Theodor Meynert.
- Nasce o psicanalista ingles Ernest Jones de grande importancia para a história política do freudismo. Fez um grande trabalho de implantação das idéias freudianas no canadá e nos EUA.
1880
- Breuer inicia o tratamento de bertha Pappenheim, que sob o pseudonimo de Anna O, será também a primeira paciente histérica de Freud
- Freud traduz quatro ensaios de John Stuart Mill, sobre a quesão operária e a emancipaão da mulheres, o socialismo e Plaão.
1881
Freud conclui o curso de medicina.
1882
- Freud conhece a sua futura esposa, Matha Bernays, da familia de um comentado da Poética de Aristoteles, Jacob Bernays, interessado prinncipalmente na recosntiuição dos texo sobre a catase.
- Brauer fala com Freud, sobre o caso de Anna O.
1883
- Freud ingressa no serviço militar.
1885
- Freud é nomeado "Privatdazent" e ganha uma viagem de estudos, e vai para Paris, onde começa seu estágio com Charco na Salpêtriere. Este terá papel fundamental na formação de Freud.
1886
- Freud volta a Viena, onde se esabelece como médico e dirige o depatamento de Neurologia, primeiro instituto público para crianças. Entre 1886 e 1890, ele exerce a medicina como especialista em doenças nervosas.
- Em setembro, Freud se casa com Marha Bernays, com quem terá 6 filhos.
- em 15 de outubro, ele fez uma palesta sobre a histeia masculina na Sociedade dos Médicos.
- Traduz as "Lições de Terça Feira, de Chacot".
- Estudos de neuropsiquiaria infantil.
1887
- Freud conhece Fliess.
- Pratica hipnose.
- Reside na França, em Nancy, para trabalhar com Bernheim.
1888
- Ele publica a tradução das "Leçons sur lês maldadies du systeme nerveux", de Charcot.
1889
- Inicia seus estudos com hipnose e publica a tradução de "De ia suggestions et de sés applications à a therapeutique", de H. Bernheim.
1990
- Escreve "Traamento psiquico (ou mental) e começa a praticar om seus pacientes o método cartático.
1991
Ele instala o seu consulório na Berggasse, em Viena, onde ficaria alí até a sua partida para a Inglaterra,cerca de quase cinquenta anos.
1992
- Ele elabora o método das associações live livres (uma técnica usada pela psicanálise na qual o paciente deve esfoçar-se a dizer tudo que lhe vier a cabeça, principalmente aquilo que ele se sinta tentado a omitir).
1893
- Freud passa a se corsponder com wiljeim Fliess, seu amigo intimo e medico voltado aos estudos relacionados à sexualidade. A correspondencia ente eles dará uma grande contribuição ao desenvolvimento da teoria psicanalitica de Freud.
- Redação com Breuer, a "Comunicação Preliminar" aos "Estudos sobre a histeria.
- Ele escreve um artigo necrologico sobre Charcot que faleceeu em 16 de agosto deste mesmo ano.
- Publica em francês, na "Revue Neurologique", do artigo "algns pontos para um estudo comparativo da paralisia motoras oganicas e histéricas".
- Desxcobre os conceitos de defesa e recalcamento ou repressão.
1894
- Ele publica "as Psiconeurose de defesa" e sua tradução das "lençons dumardi", de Charcot.
_ Rompe com Breuer, E descobre o conceito de tansferência.
1895
- Nesse ano, Freud faz a sua primeira interpretação de um sonho. O seu propio sonho "A injeção de irma, que parece ser a emoção de um romance familiar da oigens e história da sicanálise.
- Nesse mesmo ano, publica em frances a oba "obsessões e fobias".
- Ainda nesse ano, em dezembro, nasce a filha de Freud, Ana Freud, que se tornará psicanalista com sua propria corrente de pensamento, ela torna-se uma celebre picanalista de crianças.
1896
- Surge pela primeira vez, o termo psicanálise, para dar nome ao método especifico da psicoterapia.
- Freud publica novos comentários sobre as "Psiconeuroses de Defesa".
- Morre o pai de Freud, Jakob Freud.
1897
- Freud dá inicio através de uma correspondencia com Wilheim Fliess,o que ele passa a chamar de auto-análise.
- Nesse mesmo ano, Freud escreve à Fliess, informando-lhe que está abandonando a eoria da sedução, segundo a qual a principal causa das neuroses sáo os traumnas causados nas crianças pelos adulos.
- Nesse mesmo ano também, Freud começa a redigir a sua teria sobre "A interpretação dos sonho", Sa primeira teoria do aprelho psiquico como um aparelho de reflexo.
- Ainda nesse ano, ele descobre o inconsciente como um sistema; descobre ambém o conceito de Édipo, tendo como primeira interpretação da tragédia de Édipo Rei, de sófocles.
1898
- Freu realiza uma conferência sobre "A Sexualidade na Etiologia das Neurises".
1899
- Publicação de "AInterpretação dos sonhos", de Freud (Sua edição porém é datada de 1900;
1900
- Em outubro, ele inicia a análise de Dora (um caso de histeria e a questão da transferência).
- nesse ano nasce Durval Baliegardi Marcondes, que se tona mais tarde o médico fundador da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Ele tomo conhecimento das obras de Freud, aos 20 anos.
1901
- Nasce Jacques Lacan, psicquiatra e psicanalista, responsável por formular a obra feudiana, dando-lhe um carater mais filosofico e tirando-lhe o substrato biológico.
- Freud publica: "A Psicopatologia da Vida Cotidiana", "sobre os sonhos" e viaja para Roma.
1902
- Surge a pimeira Sociedade Psicanalítica do mundo, em Viena, como o nome de "Sociedade Picológica das Quartas feiras".
- Nesse ano, Freud viaja a Nápoles.
- Steckel, um disipulo de Freud, começa a praticar a psicanálise.
1903
- Freud analisa uma criança de 5 anos. É a primeira psicanálise feita em crianças.
- Descoberta da primeira teoria das pulsões: pulsão sexual e pulsão do Eu.
1904
- Freud viaja para Atenas, Grécia e a Acrópole.
- inicia corespondencia com Eugen Bleuler em Zurique e esceve sobre a psiquiatria.
1905
- Freud publica: "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade", "Fragmentos da análise de um caso de histeria" (Caso de Dora), "Os chistes e sua relação com o inconsciente", "A psicanálise e a determinaçao dos fatos nos processos jurídicos" (baseados em conferencia feita em Viena em junho de 1905 para estudantes de direito)
- Desoberta dos estágios de desenvolvimento da sexualidade infantil.
- Freu conhece Jung.
1906
- Freud começa seu ontto por correspondencia com Jung. (Jung foi amigo de Freud até 1913, suas correspondencias chegaram a 359 cartas)
1907
- Jung cria a Sociedade Freud em Zurique. Mais tarde passa a ser chamada de "Sociedade Psicanalitica de Zurique.
- Freud publica: "O esclarecimento sexual das criança", "Delirios e sonhos na Grávida de Jensen" e "Atos obsessio e prátias religiosas".
- Visita Carl Gustav Jung. Cinhece Karl Abraham
1908
- Freud recebe a visita de Sandor Ferenczi. Apartir desse primeiro encontro, trocam cerca de 1.200 cartas durante 25 anos.
- Nesse mesmo ano, acntece o Primeiro Congreso Internacionl de Psicanálise em Salzburo, com o título: "Encontro dos Psicólogos Freudianos". Nesse congresso, em que 42 membros de 6 países esiveram presentes, Freud encontra-se com Ernest Jones pla primeira vez.
- Ainda nesse ano, acontece também o Primeiro Congresso sobre Psicanálise em Salzburgo, Ausria. Hermine Von Gug-Hellmuth se torna a primeira mulher psicanalista de crianças.
- Freud publica: "Sobre as teorias sexuais das criançs", "Ecriores criaivo e deaneio", "Carater e eritismo anal" e "Moral sexual civilizada e doença nervosa moderna".
- Visita de Sandoir Ferenczi.
- Descoberta do complexo de castração
1909
- Freud publica "Análise de uma fobia em um menino de cino anos". (Pequeno Hans), "Notas sobre um caso de neurose obsessiva" (Homens dos ratos), "Romnces familiares".
1910
- É criada a international Psychoanalytical Association (IPA), no II Congresso Internainal de Picanálise de Nuremberg, sendo Crl Jung eleito seu primeiro presidente.
- Freud publica: "Um tipo esecial de escolha de objeto feita pelo homens", "Psicanálise selvagem ou silvesre", "As perpectivas futuras da terapia psicanalitica", "A significaçao antitética das palavras primitivas", "Cinco liçoes de psicanálise" e Leonardo da Vinci e uma lembrança da sua infancia" (cinco estudos da neurose à psicose).
- Realizado o congresso de Welmar.
- Alfred Adler pede renncia da Sociedade Psicanalitica de Viena.
1911
- Freud publica: "Formulações sobre os dois princiios do funcionamento mental", "Notas psicanaliticas sobre um relato autobiográfico de um caso de paranóia" (Dementia paranides, caso Scheber).
- Ernest Jones cria a Anerican Pycoanalytic Association (APSAA).
- Freud publica: "O manej da interpretaçao de sinhos na psicanálise", "A dinâmica da transferencia", "Recomendsaçoes aos médicos que exercem a psicanálise", "Totem e tabu", "sobre a tendencia universal à depreciaao na esfera do amor" e "uma nota sobre o inconsciente na psicanálise".
1913
- Início do conflio entre Jung e freud, após Jung tentar convencer Freu a dessexualizar sua doutrina. O que resulou na ruptura definitvia entre eles.
- É fundada a "Zeitschrift Fur Psychoianalyse".
- Freud publica quatro obras: "O interesse cientifico da psicanálise", "Das mentiras conadas por crianças", "O tema dos três escrimnios" e "A disposiao à neurose obsessiva".
- Ferenczi funda a Sociedade de Budapeste.
- Ernes Jones funda a Sociedade de Londres.
1914
- Jung renuncia a presidencia da Associação Internacional. E Freud escreve: "A História do movimeno psicanalitico", "Sobre o nacisismo: Uma introdução" e "Moisés de Michelangelo".
1915
- Freud publica: "Um caso de paranía que contraria a teoria psicanaliica da doença", "As pulsões e suas vivissitudes", "Observações sobre o amor transferencial" (Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise III", "Reflexões para os tempos de guerra e morte", "O inconsciene " e "Recalcameno ou Repreessão".
1916
- Freud publica mais uma obra: "Alguns tipos de caracteres encontrados no trabalho psicanálitico" e "Sobre a transitoriedade"
1917
- Freud publica: "Conferencia introdutória sobre a psicanálise", "Luto e Melancolia", "As transformações da pulsão exemplicadas no erotismo anal" (As transformações d instinto exemplificadas no erotismo anal), "Suplemento metapsicológico à teoria dos sonhos", "Uma dificldade no caminho da psicanálise" e "Tabú da virgindade".
1918
- Freud publica: "Historia de uma neurose infanil" (homem dos lobos).
1919
- Fred publica sua obra: "O Estranho", "Bate-se numa criança" (uma criança é espancada), "Sobre o ensino da psicanálise nas universidades" e "introdução à psicanalise e as neuroses de guerra".
1920
- A filha primogenita de Freud, Sofia, veio a falecer e depois seu neto, Filho de Sofia.
- Freud poblica mais uma obra: "Memorando sobre o tratamento elétrico dos neuróticos de guerra", escrito para o processo movido contra Wagner-Jauregg, "Mais além do priniio do prazer".
- Fundação da policlinica de Berlim e do "International Journal of psychoanalysis".
- Segunda teoria do aparelho psiquico: Isso (Id), Eu (Ego), Supereu (Superego) e Mundo externo.
- Segunda teoria das pulsões: "Pulsão de vida e pulsão de morte".
- Além do princípio do prazer. Descobre o conceito de complsão à repetição.
1921
- No Brasil, em São Paulo, Durval Marcondes começa a se orientar para a psicanálise.
- Freud publica mais uma obra: "Psicologia das massas e análise do eu" (Psicologia de grupo e a análise do ego).
1922
- Freud constata que estar com um cancer no maxilar, tendo que se submeter a 23 cirurgias e a perder o maxilar superior, senso obrigado a instala uma prótese para separar a boca.
- Nesse mesm ano, foi feita primeira difusão das obras de Freud em espanhol na américa Latina.
- Ainda nesse ano, Freud publica "O eu e o isso" (O ego e o Id), "observações sobre a teoria e a prátia da interpretação de sonhos", "Dois verbees de enciclopédia" ("Psicanálise" e "Teoria da libido"), "Uma breve descrição da psicanálise", " A dissolução do complexo de édipo".
- Surge os primeiros sinais de cance de boca (Madúbula), primeira cirugia.
- Instauração do conceio do falo.
- Morre o neto de Freud, "O mais amado", Heins
- Importancia do conceito do Isso (id) como o campo mais impessoal e mais esranho ao Eu (ego).
De
1924 à 1939, muitas coisas coisas aconteceram, muitas obras foram publicadas.
1939
- Nesse ano, a ciência médica, tem uma grande perca. Aos 83 anos, no dia 23 de setembro, às três horas da manhã, depois de dois dias de coma, vítima de um câncer na mandíbula, do qual sofreu durane 16 anos, Freud morre tranqüilamente, deixando um legado de grandes proporções, que tem sido um referencial de grande valor para a psicanálise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário