sexta-feira, 2 de julho de 2010

A RELAÇÃO ENTRE PSICANALISE E FÉ CRISTÃ


Embora tenhamos um bom números de pastores e cristãos em geral exercendo ou estudando a psicanálise, ainda existe controvérsia a respeito da relação entre a “psicanálise e fé cristã” esta controvérsia existe no Brasil devido principalmente ao problema maior que tanto a Bíblia quanto Freud mostram que existem: a (nada santa) ignorância! Freud ao desenvolver o método psicanalítico, sua intenção consistia em levar o paciente ao insight, ou seja; ao conhecimento de seu verdadeiro EU, o auto-conhecimento por meio do qual é possivel trabalhar na reestruturação da personalidade. Salomão já dizia, que o conhecimento é o segredo para obter-se a sabedoria para a vida na terra. Jesus disse que o conhecimento da verdade é o meio de libertação do ser humano, e Paulo enfatizou que a felicidade real viria através do conhecimento.


Podemos constatar a Ignorância de psicanalistas de algumas escolas contrárias aos novos psicanalistas brasileiros, que são também, em sua maioria, defendem a fé. Ignoram que aquilo que vai separar o profissional de um bom trabalho não será sua religião ou profissão paralela, mas sua postura tanto num quanto noutro ambiente.


Vemos também a Ignorância de determinados pastores que, não conhecendo o que é psicanálise, dizem que a psicanálise é incompatível com a Bíblia. Ignoram que a verdade é manifestação de Deus, em qualquer área.


Para uma melhor compreensão do assunto, é suficiente citar algumas obras relacionadas ao tema, publicados no Estado Unidos, tais como: Paul Tournier que escreveu diveros livros enfatizando psicanálise e fé cristã, dentre eles “ Bíblia e Medicina”. Um outro autor muito importante neste caso, é Pierre Solignac, médico psiquiatra, que escreveu um livro encontrado em português, “ A Neurose Cristã”. Tendo trabalhado durante vários anos dando atendimento a pessoas neuróticas, e cristãos inclusive, pode assim dar uma grande contribuição ao assunto. Em sua obra ele apresenta porque muitos religiosos, principalmente líderes, sofrem com tantas perturbações. Fala também sobre a neurose institucional da Igreja, a neurose cristã e a civilização, Jesus, Homem Livre e assim por diante. Creio que deveria mostrar em terceiro lugar o livro de Victor E. Frankl, para psiquiatras e outros cristãos que exercem a psicanálise, “ Psicoterapia e Sentido da Vida”. É interessante o capítulo denominado “A Neurose Dominical”, à pg. 168. C. G. Jemy escreveu “Psychology of the Inconscience”, onde fala sobre a “autonomia da mente inconsciente”. Paul Lachapelle “Psiquiatria Pastoral”, Wise Carrol “Psychriatry and the Bible”; Leslie Weatherhead, “Psycology, Religion and Healing”; Mauro Rodriguez, um livro muito importante, “Mensaje Cristiano y Salud Mental”. Ele faz um diálogo entre psicologia da personalidade e cristianismo onde cita uma frase que vale a pena repetir: “ Para não escandalizar os ignorantes a Igreja escandalizava aos mais inteligentes”. Cito ainda H. Bless que escreveu a “ Psiquiatria Pastoral”, editado em Madri, onde diz que a psiquiatria pastoral é parte da Teologia e ensina a aplicar os princípios da Psiquiatria à direção dos anormais. É um livro que ajuda o psicanalista ou psiquiatra cristão no trato no consultório, nas capelanias ou no manicômio. O campo da conversão foi largamente estudado, principalmente na Psicologia da Religião. Robert O. Ferm escreveu “The Psychology of Christian Conversion”. Outras pessoas que desenvolveram o estudo psicológico da conversão foram: Wiliam James, Edwin D. Starbuck, George A. Coe, Elmer T. Clark, James H. Leuba, Eduard S. Ames, Alfred Claires Underwood, J. G. Mackenzie, Edmund W. Sinnott, Paul Johson, Suerre Norborg, dentre outros.


Há no Brasil muitas editoras católicas que têm algumas obras no campo da psicologia e psicanálise, principalmente traduções. A Editora Sinodal, da Igreja Luterana, também tem algumas obras e as outras Igrejas Evangélicas têm obras mais de auto-ajuda, geralmente são traduções de livros escritos por psiquiatras cristãos dos Estados Unidos ou outros escritores que muito se utilizam, tanto da psicanálise quanto de toda a psicologia, para trazer textos que levam de uma forma ou outra a auto-terapias. Há muitos evangélicos que lêem livros baseados em princípios psicanalíticos e não sabem que estão numa espécie de consultório virtual, mesmo que os métodos variam para aplicação dos princípios. Assim, uma pessoa que tenha manifestações histéricas, e existem muitas delas nos grupos religiosos, ao ler um livro que manda repetir várias vezes o salmo 23, sendo este tão positivo nas afirmações, ou é ajudado pela fé de forma sobrenatural por Deus, ou é ajudado pelo auto-hipnotismo que antes existia para o mal, agora redirecionado para o bem, e tudo é obra de Deus, pois não criou ele as folhas e raízes para remédio?


Ainda assim é grandiosa a falta de obras técnicas para profissionais da saúde mental que sejam cristãos ou que, e isto é importante, não sejam religiosos, mas se interessem em conhecer mais a mente do homem religioso. Por exemplo, numa obra técnica o psicanalista ateu poderá compreender como as neuroses se manifestam no cristianismo, como os superegóicos têm se juntado mais e mais em torno de denominações fanáticas, como que os perversos e outros semelhantes têm a tendência de separarem-se e formarem grupos onde não haja pressão contra as manifestações de seu Ego desestruturado, como que tantas pessoas usam o nome de Deus para realizar as tendências de suas neuroses. Também verá a verdade de alguns que galgaram vidas exemplares e sadias, apesar de suas tendências patológicas, após a sublimação voluntária e com dedicação real e cheia de amor.

Há muitos psiquiatras, psicólogos e psicanalistas de tem medo de lerem tais obras porque pensam que o que existe é uma tentativa de transformar a religião e a psicanálise numa nova seita. Sem duvida há esse perigo, para os que são maus profissionais e não compreendem a autonomia de cada ciência. Isto tem acontecido muito com as religiões místicas oriundas do oriente e muitas terapias “alternativas” têm aparecido. Por exemplo; um budista psicanalista somente será um profissional correto se for tratado, na terapia didática, do fanatismo, se conseguir ser analisável. Assim também não esperamos que alguns cristãos fanáticos sejam analisáveis e venham a se tornar psicanalistas. Agora, mesmo existindo esse perigo temos de saber que é viável que profissionais mental e emocionalmente inteligentes, culturalmente equilibrados, analisáveis, possam ser psicanalistas e possam escrever obras que venham a ajudar a todos os profissionais colegas.



Estamos precisando urgentemente de mais obras profundas como as citadas nesta bibliografia, que poderia muito ser estendida. Precisamos, inicialmente que mais traduções sejam feitas, de obras técnicas. Que mais e mais os psicanalistas cristãos se envolvam e produzam trabalhos bons.

Precisamos de professores de teologia que compreendam a importância de Freud.

Este assunto foi criado a partir de uma postagem que encontrei no Blog Psicanálise e cristianismo, postado por Jedson Lidorio, em 28 de setembro de 2008. O leitor desejando poderá conferir o assunto na sua forma original, no blog “Psicanalise e Cristianismo”.

4 comentários:

  1. Prezado Pr. josé Nilton;

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo artigo e dizer que eu também tenho erguido esta bandeira. Tenho procurado defender a possibilidade desta ponte entre a psicanálise e a fé. Certamente ainda existe muita resistência em admitir essa possibilidade. Há uma certa crença que tudo deve ser tratado com orações e com espiritualidade, mas sabemos que não é bem assim. Gostaria de ter a honra da sua visita em meu novo blogger, também criado para esta mesma finalidade, de conscientizar os visitantes a respeito do importante papel da psicanálise no meio cristão como ferramenta para o tratamento de pessoas enfermas da alma. Procurar fazê-los entender que aquilo que não se consegue através das manifestações sobrenaturais de Deus por intermédio da sua Graça, Ele nos deu através da ciência a condição necessária pra serem feitas.

    ____________________________

    P.S.: gostaria de propo-lo também a divulgação mutua entre os bloggers. Caso se interesse em estar fazendo essa mutua divulgação, o meu endereço de e-mail para contato é: << najnogueira@gmail.com >> Espero que possa avaliar a proposta com carinho e desde já agradeço por sua atenção! Um grande abraço! Graça e Paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Detalhe importante: o endereço do meu blogger, que esqueci de mensionar é << http://conselhoepsicanalise.blogspot.com/ >>

    ResponderExcluir
  3. Prezado Pr. josé Nilton;
    tenho visto de perto a necessidade de uma psicanálise desmistificada e acessível ao publico cristão. Parabéns belobeíssimo artigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo reconhecimento
      Caso queria manter contato comigo, esse é o meu e-mail para contato:
      joseniltonpsicanalista@gmail.com

      Excluir